XXV CONJERGS

Confraternização de Juventudes Espíritas do Rio Grande do Sul, 18 e 19 de outubro 2014

Polo Caridade

VISITE NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK =>> https://www.facebook.com/pages/Conjergs-Polo-Caridade/791911920842556?fref=ts

 

BOLETIM – Dia 19 de outubro

As atividades do segundo dia da CONJERGS no Polo Caridade iniciaram cedo. O tempo chuvoso e a mudança de horário não foram barreiras para os participantes saltarem cedo da cama! Após um delicioso café da manhã, foram dadas orientações sobre o cronograma do dia.

Pela manhã, foram realizadas as oficinas temáticas, divididas da seguinte maneira: influências espirituais, prece e uma terceira destinada aos evangelizadores de juventude. Cada uma das duas primeiras oficinas possuía três turmas, divididas pelas faixas etárias: 13 e 14 anos; 15 e 16 anos; 17 a 21 anos.

Após o almoço, já na parte da tarde, os jovens e evangelizadores foram recepcionados no auditório para um momento musical, que envolveu a todos.

Na sequência, foram retomadas as provas da gincana, que teve início no dia anterior. As provas envolveram as seguintes bem-aventuranças:

– Bem-aventurados os limpos de coração;

– Bem-aventurados os pacificadores;

– Bem-aventurados os perseguidos.

Ao final de cada prova, houve uma “hora de pensar”, intercalando-se os expositores, que fez os jovens refletir sobre o significado das dinâmicas e das bem-aventuranças.

O sistema de rodízio de componentes nas equipes foi lembrado novamente. Ou seja, nenhuma equipe ficou fixa até o fim, proporcionando uma interação maior entre os jovens. E como toda gincana pontua, a equipe vencedora foi a roxa. A premiação: uma cesta cheia de bombons!

Em uma atitude louvável e emocionante, os jovens da equipe vencedora decidiram entre eles que iriam compartilhar os bombons com todos os demais.

Já se encaminhando para as etapas finais, os presentes puderam conferir a mensagem de Divaldo Franco através de um vídeo. Também foi exibido um vídeo das atividades realizadas em cada polo no dia anterior.

Ao final, Alcione Tonial, representando a 9ª Região Federativa, deixou sua mensagem aos jovens. Liamara Nascimento, coordenadora geral do Polo Caridade, realizou o encerramento trazendo a história de Joana de Cusa, e convidando a todos a manterem-se conectados com Jesus e com seus ensinamentos.

Os momentos finais foram muito marcantes para todos os participantes. A equipe de trabalhadores da CONJERGS, bem como os evangelizadores, receberam uma homenagem surpresa preparada por jovens de Santo Ângelo, expressada através de uma canção.

Abraços, sorrisos, lágrimas de alegria e emoção! Estava chegando ao fim a XXV CONJERGS. Fica a certeza de que uma semente foi plantada, não só no Polo Caridade, mas em todo o Rio Grande do Sul.

BOLETIM – Dia 18 de outubro

 O dia começou animado no Polo Caridade. A chuva da manhã não assustou os jovens que vieram de doze cidades das 8ª e 9ª regiões até o Seminário Sagrada Família, em Santo Ângelo. Logo no início da tarde, o Sol surgiu como um presente a refletir o sentimento de luz e alegria estampado no rosto de cada jovem e evangelizador que chegava, sendo recepcionado com música e muitas saudações fraternais.

Às 14 horas iniciou oficialmente a XXV CONJERGS, com o auditório lotado! Mais de 150 participantes, entre jovens, evangelizadores e trabalhadores voluntários se envolveram com a chegada de Allan Kardec! A evolução da comunicação e da Doutrina Espírita, bem como a importância do papel dos jovens na construção de um mundo melhor foram lembrados através de vídeo e imagens.

A Presidente da FERGS, Elisabeth Barbieri, deixou sua mensagem em vídeo a todos os presentes.

E como jovem gosta de integração, nada como uma gincana para animar e exercitar o corpo, mas não somente isso, a alma também! Ao longo da tarde e da noite, diversas provas de gincana buscaram resgatar as bem-aventuranças cristãs, intercaladas por momentos musicais, lanche, janta e banho.

Esta é uma gincana diferenciada: a cada prova, os participantes das equipes podem trocar de equipe, recebendo uma fita da cor correspondente à equipe que participará, estimulando a integração entre todos.

A cada prova finalizada, a “Hora do Pensar” envolveu a todos os presentes, buscando extrair lições das brincadeiras propostas. Foram trabalhados os seguintes temas:

– Bem-aventurados os pobres de espírito

– Bem-aventurados os mansos

– Bem-aventurados os que têm sede e fome de justiça

– Bem-aventurados os misericordiosos.

Jovens de outros estados e países também se “conectaram” através de gravações, gentilmente disponibilizadas pelo Polo Esperança. Cada um expressou com suas palavras o que é conectar-se com Jesus.

Bom, chega ao fim o dia, é chegada a hora da prece em conjunto e de descansar, pois amanhã tem mais!

VÍDEO DA CONJERGS CONSTRUÍDO PELO POLO

===========
===========
MANUAL DO PARTICIPANTE

Manual do Participante XXV CONJERGS – Polo C

Manual Polo C

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s