XXV CONJERGS

Confraternização de Juventudes Espíritas do Rio Grande do Sul, 18 e 19 de outubro 2014

Polo Esperança

1505222_743272525708267_73977711050906258_n
SÁBADO 18.10.2014

Recepção alegre e integradora

A XXV CONJERGS Polo Esperança iniciou-se na manhã do dia 18 de outubro de 2014, na cidade de Porto Alegre, na Escola Técnica Santo Inácio que sediou o evento, sob a temática “CONECTADOS COM JESUS”. As atividades iniciaram a partir das 9h com a animada recepção aos 454 participantes, entre jovens, voluntários e evangelizadores, pela equipe de música da XXV Conjergs Polo E, sendo realizadas fotografias dos grupos na entrada do evento.

Após os jovens foram conduzidos para a quadra de esportes onde cantaram, dançaram e participaram da atividade de apresentação das regiões que compõem o Polo Esperança: CRE 1, CRE 10, CRE 11 e CRE 12. As delegações foram convidadas a entrarem no “Trem CONJERGS” que animadamente congregou todos os jovens numa divertida e criativa atividade de boas vindas.

Enquanto isso os evangelizadores participavam da oficina Diretrizes e Subsídios para a Evangelização Espírita de Juventude ministrada por Miriam Dusi, diretora da FEB, e Tatyanna Braga, diretora do DIJ FEP e representante da Comissão Regional Sul do CFN.

 XXV CONJERGS Polo Esperança oficialmente aberta

A abertura oficial do evento ocorreu as 14h tendo o protagonismo juvenil evidenciado através do cerimonial que durante todo o evento foi feito por uma equipe de jovens. Após as palavras da presidente da FERGS Maria Elizabeth Barbieri e apresentação do vídeo institucional FERGS, foi a hora de relembrar as orientações do manual do participante, atividade que foi realizada pelo GPJ UDE Tristeza (Grupo de Progamação Juvenil) através de divertidas esquetes teatrais.

Então uma linda surpresa estava reservada aos participantes. Uma apresentação de laser show mostrando a história desde a formação da Terra presidida por Jesus até os jovens da era atual conectados com Jesus. Um show de som e luzes que encantou a todos.

 Palestra interativa abre as atividades doutrinárias

Em seguida ocorreu a palestra interativa com o tema  “Conectados com Jesus”, onde a palestrante Patrícia Barros realizou apontamentos sobre a importância de nos mantermos sintonizados com o Mestre e seus ensinamentos, em um mundo diversificado em sintonias e vibrações positivas e negativas como o nosso. Durante a palestra foram feitos apontamentos e colaborações de diversos jovens participantes.

 Pelo mundo todo, jovens espíritas conectados com Jesus

Visando mostrar ao jovem evangelizando espírita do RS presente no evento, que existem jovens em todo o país e no mundo que pensam como ele, que estudam a Doutrina Espírita e que também estão “Conectados com Jesus”, a equipe artística trouxe os vídeos de jovens de todo o mundo respondendo a pergunta:O que significa para mim estar conectado com Jesus”.  Assim estava selada essa grande integração onde puderam sentir-se parte de um único objetivo, a vivência do Evangelho de Jesus. Os vídeos se encontram na guia:

 http://conjergs.fergs.org.br/category/videos-polo-e/

Sem título

 Momento musical dos jovens

Confraternizar, integrar, motivar os jovens, possibilitar que os jovens inseridos em grupos de música em suas casas espíritas pudessem mostrar um pouco do seu trabalho. Esse foi o objetivo deste momento. Participaram a Banda 1001 do Litotal Norte e Grupo Sol da UDE Navegantes, mostrando composições próprias e outras músicas do movimento espírita.

 Por essa os jovens não esperavam!

Após o momento musical, os jovens e evangelizadores foram convidados a dirigirem-se as suas salas de oficina, porém o que eles não sabiam era que a oficina não ocorreria naquele momento, pois “espíritos de luz” os foram buscar nas salas  e os convidaram a fazer uma viagem no tempo retornando até o ano 33.

Silenciosamente, ao som de uma música suave, todos foram conduzidos através do túnel do tempo que iniciou em 2014 e terminou em 33. No túnel os aguardavam e cumprimentavam as personalidades de Francisco Xavier, Madre Tereza, Allan Kardec, Joana de Angelis, Francisco de Assis, Paulo de Tarso, Joana de Cusa, Pedro e João, em ordem cronológica decrescente.

Do túnel entraram diretamente ao auditório onde já lhes aguardava o Mestre Jesus que lhes falou então sobre as Bem Aventuranças, encenando o Sermão do Monte. O teatro foi realizado pelo Grupo de Teatro Lumi e foi um momento de fortes emoções onde todos se sentiram realmente transportados para a Palestina na época de Jesus e puderam recordar as palavras do Mestre e olhar em seus olhos compassivos graças a belíssima atuação do sensível e amoroso ator Allex Manzônia. Na segunda parte do teatro as bem aventuranças foram transportadas para a época atual quando os atores do Lumi demonstraram cenas cotidianas onde se se evidencia os ensinamentos de Jesus em seu Sermão da Montanha.

Após fervorosos aplausos e muitas lágrimas de emoção, os jovens e evangelizadores foram conduzidos novamente pelo túnel agora na ordem crescente de datas para participarem da oficina Influência Espiritual e PreceMediunidade e Homem de Bem do Evangelho.

 A CONJERGS Polo Esperança é alvo de infiltrados umbralinos

A TV CONJERGS entra no ar quando dois repórteres umbralinos conseguem fazer um “gato” e roubar o sinal passando então a transmitir diretamente da zona umbralina através de seus infiltrados Onofre Umbra, Umbralino da Silva e o produtor Picachú o programa “Balança Umbral”. De lá, de forma divertida, eles relatam sua indignação ao verem jovens conectados com Jesus e vivendo uma atmosfera de amor e fraternidade.

As três edições da TV CONJERGS podem ser vistas aqui:

 http://conjergs.fergs.org.br/category/videos-polo-e/

10743422_791534127551699_1563780664_n

 Depois do jantar é hora de “Evangelizar é Amar”

E a noite de sábado se encerra de forma feliz com a apresentação do grupo Evangelizar é Amar que embalou e fez todos se alegrarem e se emocionarem com suas canções com temática espírita.

 DOMINGO 19.10.2014

 Música para começar o domingo

A manhã de domingo se iniciou com o grupo “Música com Jesus” que brilhantemente alegrou e harmonizou com suas canções preparando para mais um dia de grandes emoções.

Preleção Artística

Após a Oficina da manhã “O Evangelho nos dias atuais” a próxima atividade foi a “Preleção Artística O que Jesus espera de mim?”. A atividade consistiu em unir a exposição doutrinária, teatro e música e foi realizada por Gilnei Teixeira como expositor, Grupo de Teatro Lumi nas esquetes e Carlos Silva, Luciano Alencastro, Fernanda Kavaliunas, Vanessa Carvalho na música.

As esquetes apresentaram passagens marcantes da vida dos personagens Joana de Cusa, Maria de Magdala e dos apóstolos Tiago, João e Pedro, mostrando que eles foram “tocados” por Jesus e seu evangelho em algum momento de suas vidas e isso causou uma transformação. As músicas com temas complementares às esquetes e a fala do Expositor nos contando sobre o Mestre, e nos dizendo ser ele o grande amor de nossas vidas, emocionou e tocou o coração de todos. Foi mais um lindo momento vivido na CONJERGS.

 E chegou a tarde de domingo

A chuva deu trégua e a pedida era todos se reunirem para a Foto Oficial do Polo Esperança.

Após, já no auditório era hora de despertar com a atividade Montanha Russa que divertiu a todos.

A próxima atividade foi o Momento Artístico dos GPJs que trouxe o Curta metragem GPJ UDE Passo D’Areia ”Obsessão e outras drogas”

 O final do evento se aproximava

Com o objetivo de fazer os confraternistas refletirem sobre todos os aprendizados e experiências vividas na XXV CONJERGS Polo Esperança, a atividade “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” veio deixar a mensagem que “Jesus é o caminho, a verdade e a vida” e que através das boas ações representadas pelos ícones que criaram e da observância e prática dos ensinos de Jesus estarão realmente Conectados com Jesus.

Todos receberam em suas sacolas um círculo de papel onde deveriam personalizar uma virtude, uma boa ação. Esses ícones foram colados em um grande painel que ao final do evento foi retirado da parede. Os personagens Madalena, Joana de Cusa, Pedro, Tiago, João, e o Espírito de Luz entraram pelo palco carregando o painel e o posicionaram sobre o corredor. O painel então virou o caminho do bem, das virtudes, a ser trilhado e que foi construído pelas virtudes escolhidas pelos jovens. Jesus então entrou pela porta de trás percorrendo o caminho dos ícones ao som da música tema do Polo E Conectados com Jesus instrumental, falando amorosamente:

A vocês que aceitaram a tarefa de rever pensamentos e atos através do caminho bendito das virtudes e, escutem com o mais íntimo da alma.

Quando as sombras lhes visitarem o coração e tentarem o pensamento.

Peçam forças para retomarem a lucidez e lhes será dado.

Quando os olhos da alma não mais souberem escolher a jornada certa no mundo.

Busquem na luz do evangelho e acharão a melhor rota na vida e acharão.

Quando as portas do mundo fecharem diante de vocês e sentirem – se fracos e sós na jornada.

Batam em minha porta pela força irresistível da prece e ela se abrirá.

Cuidem com os falsos profetas que lhes mostrarão um reino de risos e vida fácil!

Olhem antes os frutos, e verão pelos frutos se árvore é boa, e se não for boa não se iludam com oque dela vier.

 Através da conquista e da pratica de suas virtudes no caminho da vida, da vivência do evangelho no mundo, edificaremos um mundo regenerado e são das enfermidades da alma.

Estamos unidos pelos laços do pensamento e do coração na luz da boa nova que lhes dei, consolem os aflitos e sequem as lagrimas, perdoem sem limites.

Seus corações e suas mentes são moradas de luz, que brilhem as vossas luzes no mundo.

Vão e preguem a paz.

 Neste momento as luzes se apagaram e as 50 lâmpadas que foram entregues ao auditório foram acesas encerrando a atividade com Dani Angelo medina cantando a música Conectados com Jesus.

 A redenção dos umbralinos

E como não poderia deixar de ser, os umbralinos do “Balança Umbral” que se infiltraram no evento não suportaram tanta luz, amor e fraternidade e acabaram se rendendo ao amor do Cristo e encerraram o evento junto com todos na última edição da TV CONJERGS.

 Divaldo Franco fala aos jovens

No encerramento foi exibido um vídeo de Divaldo Franco feito especialmente para o evento onde ele deixou sua mensagem aos jovens.

 Você vai estar para sempre dentro do meu coração

Foi com esse refrão, cantando essa música e fazendo a coreografia ensinada no tutorial Just CONJERGS, que o Polo Esperança encerrou o evento com o desejo de nos encontrarmos todos novamente na XXVI CONJERGS do Polo Esperança. Até lá levaremos todos que estiveram nessa CONJERGS, tanto os novos como velhos amigos para sempre dentro do coração.

Veja fotos e vídeos do evento nas guias Fotos e Vídeos.

 VISITE NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK=>> https://www.facebook.com/groups/431716663624800/?fref=ts

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s