XXV CONJERGS

Confraternização de Juventudes Espíritas do Rio Grande do Sul, 18 e 19 de outubro 2014

Relato Polo D

??????????????????????????

18.10.2014 – às 15h00
Abertura oficial realizada às 14h deste sábado (18). Clementina Berno, coordenadora do CRE 3ª Região convidou as lideranças da 2ª, 3ª e 14ª regiões para compor a mesa. Após a prece de abertura, foi exibido o vídeo da presidente da FERGS, Maria Elizabeth Barbieri, dando as boas vindas.
18.10.2014 – 22h30

Os jovens e evangelizadores começaram a chegar no Centro de Eventos e Hospedagem Murialdo, sede do Polo Doação, a partir das 9h deste sábado.

Enquanto ocorria o credenciamento, jovens do Departamento Cultural do C. E Irmão Joaquim Cacique de Barros, de Bento Gonçalves, harmonizaram o ambiente com músicas.

Após, o credenciamento e lanche, foi realizado cantoria no auditório, o chamado “Canto do Canto”. Em paralelo a essa atividade, evangelizadores responsáveis obtiveram orientações, na Capela.

O almoço começou a ser servido, a partir das 11h30 às 12h30, quando se iniciou o Espaço do GPM 2ª Região.

Clementina Berno, presidente do Conselho Regional Espírita da 3ª Região, deu início ao protocolo de abertura oficial da XXV CONJERGS, Polo Doação. Ela convidou as lideranças espíritas da 2ª, 3ª e 14ª regiões para compor a mesa. Em seguida, Maria da Graça, da 2ª Região, foi convidada a fazer a prece de abertura. Depois da prece, foi exibido o vídeo da presidente da FERGS, Maria Elizabeth Barbieri.

Velocino Camargo Neto, realizou palestra com rodão de perguntas, das 14h30 às 16h.

Entre às 16h15 e 17h50 os jovens participaram da oficina com o tema “Código do Monte”, em que trabalharam as Bem Aventuranças para apresentarem posteriormente.

Já os evangelizadores, das 18h às 20h, participaram de oficina com Mirian Dusi, coordenadora do DIJ da FEB. Enquanto ocorria a oficina, evangelizandos optaram por pizza ou carreteiro no jantar.

A Hora da Arte iniciou com atraso de aproximadamente 40 minutos, e obteve a apresentação do resultado das cinco oficinas trabalhadas na tarde, e o Sarau Literário, preparado pelos oficineiros, com poesias que narravam a trajetória de Paulo de Tarso, baseadas no livro Paulo e Estevão. Ao final, grupos de jovens das regiões apresentaram esquetes e músicas.

Para harmonizar o sono, às 23h, todos deram aos mãos formando um grande círculo, e cantaram “Aos pés do Monte”, de Tim e Vanessa. Angelita de Paula foi convidada a fazer a prece de encerramento deste primeiro dia. Após, os jovens foram conduzidos para seus apartamentos.

19.10.2014 – 22h30

Às 06h deste domingo (19), nossos jovens, evangelizadores e voluntários foram surpreendidos ao despertarem ouvindo músicas espíritas executadas pelo GPM CRE2. Após, foi servido o café da manhã, no refeitório.

Devido ao temporal ocorrido entre a noite de sábado (18) e o amanhecer de domingo, todas as atividades realizadas pela manhã ocorreram sem energia elétrica.

Às 08h foi realizada a abertura das atividades de domingo, que contou também com a apresentação de uma peça pelo GPJ CRE 2. Na sequencia, os jovens foram conduzidos a participarem da oficina ‘Código do Monte’, onde foram estudadas as demais bem-aventuranças.

Já na ‘Vivência Evangélica’, às 09h45, todos os jovens foram reunidos no auditório e participaram da vivência da Parábola do Semeador. Metade do grupo foi instruído a conduzir com segurança as ‘sementinhas’ que estavam no salão sendo vendadas. Em seguida, cada semeador escolheu sua sementinha e levou até o galpão, onde haviam bacias com pedra, areia, espinho, terra e, por fim, água. Após a leitura da parábola, as sementinhas tiraram as vendas e abraçaram seus semeadores, retornando ao auditório, onde puderam expor suas experiências.

Após o almoço, os jovens foram conduzidos ao salão, onde tocaram músicas, e assistiram o vídeo surpresa que Denis Soares, músico espírita, enviou ao Polo Doação. Na sequência, os jovens viram o vídeo enviado pela FERGS, da apresentação das bem-aventuranças trabalhadas nos polos. E, também, o vídeo produzido pela Comunicação do Polo Doação, enviado à FERGS. Os três vídeos provocaram risos e lágrimas. Além disso, foram muito aplaudidos pela plateia, que foi conduzida ao gramado para o registro da foto oficial.

Na última oficina, ‘sustentabilidade ambiental e psicosfera’, cada jovem fez um bonequinho em massa de modelar, o qual deveriam cuidar até o final do evento. Além disso, cada grupo fez um mapa conceitual, em tnt, que ao final da oficina foi costurado e formou uma colcha de retalhos, com o Cristo ao centro, representando o tema da CONJERGS ‘Conectados com Jesus’. Para finalizar a oficina, oficineiros e jovens seguraram a colcha e fizeram a prece coletiva ao ar livre.

Conforme estipulado da FERGS, todos foram reunidos no auditório para o encerramento da CONJERGS em polos. Clementina Berno conduziu o encerramento e convidou a coordenadora do Polo Doação, Anabela Formolo Ramos, para fazer as considerações finais, que agradeceu o empenho dos voluntários e a participação dos jovens que aceitaram a proposta do encontro. Exatamente às 16h, foi exibido o vídeo de Divaldo Pereira Franco, seguido do vídeo da CONJERGS – Polo Doação, momento em que visualizaram cada instante do evento. Ao final, todos realizaram o abraço coletivo com grande comoção. E, em seguida, todos foram encaminhados ao lanche, antes de retornarem para suas regiões.

 

VISITE NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK =>> https://www.facebook.com/polodoacaoconjergs
===========
===========
MANUAL DO PARTICIPANTE
Manual Polo D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s